quinta-feira, 10 de setembro de 2009

“É CAMPEÃO!!!” CUIDADO!!!

Pela campanha que está fazendo sob o comando do técnico Dunga, a seleção brasileira mais uma vez entra como uma das favoritas à conquista da Copa do mundo do ano que vem. Será este um bom sinal? Quantas vezes você já viu o favorito tropeçar? Se lembra de 2006? E de 1982?
Nessas ocasiões, não só a imprensa e a torcida brasileira, mas os amantes do futebol de todas as partes já consideravam o Brasil campeão do mundo. No entanto, não foi o que se viu na prática: em 82, a Itália derrubou os "invencíveis" de Telê Santana e em 2006, a França (de novo ela) derrotou a seleção apática e sem compromisso do então técnico Carlos Alberto Parreira.
Já quando a seleção canarinho vai desacreditada, com muitas cobranças e sem qualquer expectativa de sucesso, acaba levantando a taça. Foi assim em 1958, 1994 e 2002. As únicas exceções foram 1962, já que praticamente a mesma equipe de 58 disputou a Copa e 1970. Esta sim jogava muito e ganhou a competição com todos os méritos. A questão política.... Bem, esta deixamos para depois.
E a seleção atual? Até agora vai muito bem: ganhou a Copa América, a Copa das Confederações e lidera, com Três pontos de distância do Paraguai (segundo colocado) as eliminatórias. De qualquer forma, isso não é garantia de que o Brasil já ganhou mais uma Copa do Mundo, como alguns já andam dizendo. Vamos esperar o ano que vem e torcer, torcer muito, mas com os pés no chão. E cientes que, aquele futebol bonito, vistoso que muitos ainda esperam da seleção foi substituído por um futebol mais competitivo, pegado, porém mais eficiente.

Um comentário: