Por Frederico Pena
2009 era o ano do Cruzeiro.
O clube havia formado uma equipe forte usando a base do time do ano anterior fazendo contratações de peso como o atacante Kleber. Os resultados foram imediatos, o time foi campeão do Torneio Verão vencendo o rival Atlético e o Nacional do Uruguai e a situação não mudou quando começaram os torneios oficiais. Colhendo vitórias, algumas mais tranqüilas outras nem tanto, o time celeste foi caminhando tanto no Mineiro quanto na Libertadores. A vitória por 5 a 0sobre o Galo na final do torneio regional, a segunda seguida, só reforçou ainda mais a confiança celeste. Infelizmente tudo isso mudou e justamente no pior momento possível. Dentro de um Mineirão lotado o time azul cedeu diante do professor Verón e seus Estudiantes, numa final que o time mineiro era considerado franco favorito.
2009 era o ano do Atlético
Enquanto curtiam a derrota do rival os atleticanos ainda regojizavam a liderança no campeonato brasileiro. O time de Celso Roth, que substituiu Emerson Leão após a derrota no Mineiro, vinha fazendo uma campanha surpreendente na principal competição nacional. Parecia que este seria o ano em que os alvinegros finalmente sairiam da fila, que eles mesmo começaram em 1971, e seriam campeões brasileiros. A torcida lotava o estádio e comemorava os gols de seu artilheiro Diego Tardelli e apesar da campanha irregular o time se mantinha nas primeiras posições. O balde de água fria veio justamente na reta final, quando, a equipe amargurou uma série de 5 derrotas seguidas e pior, ainda viu o rival o ultrapassar na tabela e conseguir a última vaga para a copa Libertadores. Resultado comemorado como um título pelos celestes.
O fato é que, apesar do fim de ano mais positivo pelos cruzeirenses o que permaneceu mesmo foi o gosto amargo da perda do título continental em casa. E para os atleticanos a tristeza de saber que apesar de o time ter empolgado e jogado melhor que em anos anteriores o resultado acabou sendo o mesmo. O que se pode ver então é que 2009 não foi o ano de nenhum dos dois. 2009 foi sim o ano do terceiro time da capital, o América. O Coelho foi o único time que conseguiu levar o caneco na competição que disputou vencendo o Campeonato Brasileiro da série C. Retornando agora à série B, o Coelho volta ao cenário nacional do futebol brasileiro, trazendo consigo os holofotes que por pouco não brilharam para seus irmãos Belorizontinos.
"Frederico Pena é jornalista por formação, estudante de Design, Atleticano fanático e colunista nas horas vagas".
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom! Adorei a forma que você trabalhou o texto! Ano que vem temos mais, e com novidades!
ResponderExcluir